Google
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Minha Coleção de HQs

Iniciei minha coleção de histórias em quadrinhos em maio de 1989, com a revista X-Men 8 da editora Abril. Na capa o Colossus enfrentava o Fanático (isso eu descobri depois, claro!).

Minha segunda revista foi Homem-Aranha 71, também da Abril. A capa era laranja e trazia o Homem-Aranha com o uniforme negro e os seguintes dizeres: "Os rumores eram verdadeiros... a era do uniforme negro começa agora!". Sem palavras... O que dizer da emoção de um garoto de 11 anos ao ler isso?!

A partir de então me apaixonei pelos personagens da Marvel e efetivamente comecei a comprar todas as revistas da Abril do selo Marvel (ocasionalmente alguma da DC ou outra de super-heróis), com raras exceções motivadas por questões de ordem estritamente financeira, claro! Não é fácil para um estudante guardar o dinheiro do ônibus e do lanche para comprar revistinhas!!!

Muitos anos se passaram e eu consegui manter a regularidade mensal na compra das minhas revistas, mesmo nos tempo da hiperinflacão. Tempos em que o preço estampado na capa foi substituído por um código, pois era mais fácil imprimir uma nova tabela de preço do que mudar todo mês os preços diretamente nas capas.

Somente ano passado completei a coleção de revistas X-Men da Abril, pois finalmente consegui o número 2, dado de presente pelo meu irmão por conta do meu aniversário de 30 anos.

Ao longo desse tempo acumulei mais de 2.000 revistas. O número exato é impreciso pois meu caderninho de registro há muito foi avariado por um acidente doméstico envolvendo Nescau...

Por volta de 2003 (?) comecei a registrar a coleção em uma planilha eletrônica que hoje tem cerca de 90,3 KB e está armazenada em formato ODF (Open Document Format) e é atualizada utilizando-se a suíte de escritório BrOffice.org.

Contudo, apenas as revistas de "Era Abril" estão totalmente catalogadas. Isso inclui também algumas poucas revistas da Mythos e da Globo. Esse período se estende até o ano de 2001.

A "Era Panini" começou em 2002, muito embora eu tenha sido obrigado a comprar concomitantemente revistas Abril e Panini até março de 2002 por conta de uma setorização na distribuição das revistas. Primeiro para a região Sudeste do Brasil, e depois para as outras, incluíndo o Norte pelo menos! Infelizmente essa prática ainda acontece em alguns títulos de algumas editoras...

Atualmente utilizo o software de gerenciamente de coleções Tellico, que pode catalogar desde livros, passando por revistas em quadrinhos, indo até CD's e vinho, dentre outros!

O bom é que agora posso incluir no arquivo da coleção (XML) as imagens das capas!!!

Além disso, é possível exportar para vários formatos, incluíndo html, e gerar relatórios estatísticos de quantidade, ano de publicação, artista gráfico, autor, editora, etc.

No momento estou tentando por em ordem a catalogação e contagem das minhas revistas que do ano passado para cá diversificaram-se em gênero (super-heróis Marvel, DC, Top Cow, quadrinhos europeus, mangás, etc.), editoras (Panini, Pixel, Conrad, etc.) e formatos. Fora a "caça as capas perdidas" pela Internet para inclusão no Tellico.

Ano que vem completarei 20 anos de paixão pelos quadrinhos (se Deus quiser!). Paixão que já passou para minha esposa e minha filha de 4 anos. Eu espero que essa paixão perdure por muito mais tempo e renda frutos bons num futuro próximo!


5 comentários:

ASF disse...

Esse relato me fez lembra a comédia "O virgem de 40 anos", especialmente no final, quando você fala que se aproxima o tempo de colher os frutos dessa paixão. ;-)

Brincadeiras a parte, parabéns pelo novo blog e desejo sucesso!

Marcelo Andrade disse...

Fala Ézyo,
Pô, muito legal! Não sabia que era fanático por revistas em quadrinhos.

Agora, por que Marvel? Já ia te pedir emprestado tua coleção do Pato Donald, hehe.

Um abraço.

PS: visita lá o meu também.

Unknown disse...

Fala Ezyo. Tudo Beleza?
Hoje, tava navegando pelo http://planeta.gnulinuxbrasil.org
e vi um post do "Nerdson não vai à escola" falando que ontem, 30/01/2008, foi o dia do quadrinho nacional.
Que tal fazer um post com os gibis nacionais que tens na tua coleção?
No momento só lembro de ter lido gibi nacional infantil: Turma da Mônica (Chico Bento, Penadinho, etc.), Os Trapalhões e Menino Maluquinho (pouquissímas vezes).
Já leste algum gibi nacional de herói?
Gostei do blog. Meus parabéns.
Inté+

Unknown disse...

Fala Francival.
Só hoje eu consegui escrever algo sobre o Dia dos Quadrinhos Nacionais.
Tenho poucas revistas nacionais, mas destaco uma mini-série, "Lua dos Dragões".
Gostei da sugestão de escrever sobre HQs nacionais. Pode esperar uma próxima postagem.
Abraços.

Unknown disse...

PARABENS!!!!
Muito boa sua coleçao
Ggostaria de saber se voce conhece algum lugar de bele ou ananindeua que venda gibis antigos, pois pretendo recuperar minha coleçao do homem-aranha. Qualquer coisa eh soh mandar um recado para meu email enioramalho@yahoo.com.br
Desde ja agradeço pela sua colaboraçao.

EnioRamalho